quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mestres da MPB são atrações na nova série da MultiRio



Comunicado MultiRio de 11/10/2012 (D.O. Rio nº 143 de 11/10/2012 – p. 64).
A Infância Inspiradora de Mestres da MPB
Nesta sexta-feira (12), Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio lançam uma série que retrata a infância inspiradora dos mestres da MPB. A produção conta histórias de vida e de superação de grandes compositores, suas origens, a vida familiar e escolar, o ambiente em que cresceram e as condições que contribuíram para que os artistas desenvolvessem seus talentos. A série busca inspirar crianças, entre nove e 14 anos, a acreditar que é possível descobrir e desenvolver suas aptidões mesmo crescendo em condições não favoráveis, como muitos dos mestres da MPB.
Em dez programas, com duração de 26 minutos, os apresentadores Joyce Moreno e Alfredo Del-Penho revelam perfis de destaque ontem e hoje, como o de Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Braguinha, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Lamartine Babo, Vinícius de Moraes, 
Tom Jobim e Chico Buarque.
Pequenos Notáveis mescla música e dramaturgia com efeitos de computação gráfica e animações. O toque de representação fica por conta dos atores mirins Amanda Ramalho e Iwin Monã, e também do “Tio” Alfredo (Del-Penho), que atua como guia nas externas pelos pontos da cidade mencionados em cada programa. Joyce e Alfredo fazem, ainda, performances musicais no estúdio, que tem um cenário em clima de Rio Antigo. 
Entre um número musical e outro, eles conversam sobre fatos e curiosidades da trajetória dos artistas. A ambientação é temática: há um painel que alterna caricaturas, capas de disco e cartazes de época de acordo com o compositor em destaque, além de outros elementos que lembram o universo da música ou a infância.
A série, dirigida por Eduardo Goldenstein e roteirizada por Melanie Dimantas (roteirista da premiada série Detetives da Ciência), é produzida a partir da pesquisa do consultor e cantor Pedro Paulo Malta.
As escolas da Rede Municipal do Rio receberão fascículos da série televisiva com textos complementares sobre a vida dos compositores, bem como elementos da linguagem musical para serem trabalhados em sala de aula.
O primeiro episódio conta a história do menino Noel Rosa que, driblando limitações físicas, colocou Vila Isabel no mapa da música carioca. Pequenos Notáveis estreia na sexta-feira (12/10), às 12h30, no canal 14 da NET e é exibida sempre aos domingos, às 20h, no mesmo canal.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.