terça-feira, 13 de novembro de 2012

Rede Municipal de Saúde amplia diagnóstico do teste do pezinho



Comunicado SMSDC de 12/11/2012 (D.O. Rio nº 164 de 13/11/2012 – p. 54)
A partir de hoje, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil poderão diagnosticar a fibrose cística através do teste do pezinho. A ação faz parte da terceira fase da triagem neonatal para os bebês recém-nascidos e terá o seu lançamento oficial, nesta terça-feira, na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi. A atividade é uma parceria da SMSDC com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A fibrose cística é uma doença genética que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino.
Importante para a detecção de doenças logo após o nascimento, o teste do pezinho é realizado nas unidades municipais de saúde. No exame, que deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê, o sangue do calcanhar do recém-nascido é coletado e levado para análise. Caso seja detectada alguma doença, o tratamento rápido pode evitar sequelas, como retardo mental e hipotireoidismo congênito ou agravamento de doenças como anemia falciforme. A Saúde realizou mais de 65 mil testes em 2011 e faz em média cinco mil exames mensais.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.