quarta-feira, 20 de março de 2013

Caju pacificada e com ciência, tecnologia e arte



Comunicado SECT de 19/03/2013 (D.O. Rio nº 04 de 20/03/2013 – p. 192 e 193). 
A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) leva Caravana da Ciência, Internet Itinerante e Projeto Portinari à comunidade. Os mais de 1.400 alunos do Ciep Henfil, no Caju, tiveram um dia de aula diferente, nesta terça-feira. Ao invés de aprender em salas fechadas, eles tiveram aulas de ciência, internet e arte na quadra de esporte e no pátio da escola. É que a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e várias instituições parceiras “invadiram” a comunidade recém pacificada na Zona Portuária, com várias ações dos projetos “Caravana da Ciência”, “Internet Itinerante” e “Projeto Portinari”. Durante três dias, estudantes e professores vão participar de oficinas e experimentos no mundo científico, virtual e de artes plásticas.
A partir de hoje e até quinta-feira, das 9 às 16h, os estudantes do Ensino Fundamental e do PEJA (Programa de Ensino de Jovens e Adultos) aprenderão, entre outras coisas, as várias formas de transformar energia mecânica em elétrica, campos de magnetismo, os princípios da fotografia e do cinema e estudarão a galáxia através de um mini planetário instalado no local. Nas vans digitais do projeto “Internet Itinerante”, vão navegar no Portal Portinari, visitando as inúmeras obras do pintor brasileiro Cândido Portinari, cuja maior parte das peças se encontra indisponível ao público por pertencer a colecionadores particulares. No pátio, inclusive, em visita guiada, os alunos poderão apreciar 20 réplicas das obras do artista, devidamente emolduradas, além de participarem de oficinas de pintura em guache, argila, desenhos e colagens.
(Publicado no Ecoando n.º 27 - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.