terça-feira, 25 de junho de 2013

Saúde abre nova UTI neonatal na Maternidade Fernando Magalhães


Comunicado S/ACS de 24/06/2013 (D.O. Rio nº 66 de 25/06/2013 – p. 42).
A Secretaria Municipal de Saúde abre a nova unidade de tratamento intensivo neonatal do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão. O setor conta com 18 leitos equipados com incubadoras, respiradores e outros aparelhos de última geração. As obras valorizaram a ambientação da sala, seguindo as normas atuais de iluminação e controle de ruído, a fim de tornar o espaço mais confortável e adequado aos cuidados com os bebês prematuros internados na casa. Inaugurada em 1955, a Maternidade Fernando Magalhães é referência na assistência ao alto risco obstétrico, atendendo gestantes hipertensas, com doenças hematológicas, diabéticas, entre outras, desde o pré-natal ao parto.
A Maternidade Fernando Magalhães realiza 340 partos por mês, em média, a maioria de alto risco materno. A unidade conta com 40 leitos obstétricos, oito de UTI materna, 48 leitos de alojamento conjunto e 30 leitos de unidade intensiva neonatal – sendo 24 convencionais e seis cangurus. Com a reforma na UTI neonatal, o hospital passa a ter 156 leitos, no total. A população carioca dispõe de 12 maternidades, que oferecem 708 leitos de alojamento e 295 de unidade de terapia intensiva e unidade intermediária neonatal. Todas as gestantes que fazem o pré-natal na rede municipal de saúde são cadastradas no programa Cegonha Carioca. Além das consultas, as gestantes recebem enxoval para o bebê e visitam previamente a maternidade onde farão o parto.
(Publicado no Ecoando n.º 30 - 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.