quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Município começa a vacinar contra hepatite na próxima segunda-feira


Comunicado SMS de 13/08/2014 (D.O. Rio nº 103 de 14/08/2014 - folha de rosto e p. 60).
A partir da próxima segunda-feira, dia 18, a vacina contra a hepatite A passa a ser oferecida em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da cidade. O imunizante, que entra no Calendário Básico de Vacinação, é voltado para crianças na faixa etária dos 23 meses aos 12 anos de idade. A estimativa da
Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 86,5 mil crianças no primeiro ano de oferta do imunizante na cidade. A vacina contra hepatite A será oferecida na rotina, em dose única, e é aplicada por via intramuscular. A proteção contra a doença é desenvolvida cerca de quatro semanas após a aplicação e dura a vida inteira, evitando casos graves e óbitos causados pela doença. A única contraindicação é a ocorrência de alergia a algum componente da vacina. A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados com o vírus da hepatite A. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.
(Publicado no Ecoando n.º 44 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.