segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Saúde inicia segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV


Comunicado SMS de 29/08/2014 (D.O. Rio nº 115 de 01/09/2014 – folha de rosto e p. 94).
A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, dia 1º, a segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) e em algumas escolas das redes pública municipal e privada do Rio. Nesta etapa receberão a segunda dose da vacina as meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose na fase inicial da campanha, entre março e abril deste ano. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é usada na prevenção do câncer
de colo do útero e está disponível durante o ano inteiro em todas as unidades de Atenção Primária. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. Em 2014 está sendo vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, as de 9 anos. A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS)

(Publicado no Ecoando n.º 45 - 2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.