terça-feira, 21 de outubro de 2014

Saúde oferece método menos invasivo de laqueadura


Comunicado SMS de 20/10/2014 (D.O. Rio nº 151 de 21/10/2014 - folha de rosto e p. 103).
A Secretaria Municipal de Saúde começa a oferecer, a partir dessa semana, uma nova técnica de laqueadura ambulatorial para reduzir a espera de mais de 1,7 mil mulheres cariocas que aguardam pelo procedimento. Trata-se da esterilização transcervical, que pode ser feita em duas horas e vai permitir a realização de até três mil procedimentos ao ano. O método tem diversas vantagens: o procedimento é rápido, menos invasivo e pode ser realizado em ambulatório, dispensando o uso de centros cirúrgicos. Além disso, não são necessários cortes, anestesia e internações. A técnica já é utilizada em larga escala na Europa, Estados Unidos e Uruguai, e está sendo implementada em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. O método é aprovado pela Anvisa desde 2009 e tem o objetivo de contemplar com anticoncepção definitiva mulheres que desejam não mais
engravidar e que estejam dentro dos critérios legais preconizados pelo Sistema Único de Saúde. Para ter acesso ao procedimento, as mulheres devem procurar a unidade de Atenção Primária de sua referência.
(Publicado no Ecoando n.º 46 - 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas comente aqui as situações pertinentes à área de Recursos Humanos. Dúvidas, críticas e sugestões que possam contribuir para a melhoria do nosso blog serão sempre bem-vindas.